quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Capela da Mãe de Deus



"A Capela da Mãe de Deus é um exemplo raro em todo o arquipélago da Madeira.
Manteve-se praticamente inalterável desde a época em que foi construída, em 1536 no início do povoamento.
A capela de Mãe de Deus foi instituída pelas irmãs Isabel e Leonor Alves, conhecidas por moças, apesar de já terem alguma idade, mas assim conhecidas por serem solteiras. Eram ricas proprietárias que tinham grandes canaviais nas redondezas e fundaram a capela com o dinheiro do açúcar.
Esta capela foi erigida inicialmente para ser um pequeno convento franciscano, à semelhança do convento franciscano de Santa Cruz, conforme testamento feito inicialmente pelas irmãs. Passados dez anos, uma das irmãs morre e a outra altera o testamento alegando que já não possuía os rendimentos que auferia anteriormente relativos à produção da cana-de- açúcar devido ao depauperamento das terras, às aluviões que levaram muita terra para o mar e, como tal, impossibilitava as plantações.
Até 1937, data em que foi adquirida pela população, esta capela dedicada à mãe de Deus, manteve-se propriedade privada e é um caso raro em todo o arquipélago porque sobreviveu quase intacta aos séculos. Talvez por ser privada e por não haver muito dinheiro para fazerem alterações foi possível chegar aos nossos dias.
Em 1940, o estado português manda restaurar a capela considerando que este património é relevante para a história e classifica-a de imóvel de interesse público.
Nesta época foram feitas algumas alterações, acharam estranho uma capela ter uma porta lateral e não um portal na fachada principal desconhecendo que esta capela era para ser um convento feminino.
Então, colocaram um portal na fachada principal e, sobre este, acrescentaram uma rosácea que era habitual neste tipo de arquitetura.
No interior, o retábulo maneirista com pinturas de Diogo Contreiras,  considerado um dos melhores pintores maneiristas português,  deve datar de 1552. A grande originalidade é que o retábulo chegou aos nossos dias inalterado, havendo, por isso, uma grande coerência entre o interior e o exterior."
In: Programa Casa das Artes, Historiador Emanuel Gaspar, episódio 33, Novembro de 2015

            "Capela da Madre de Deus foi mandada construir pelas irmãs Leonor e Isabel Alves, segundo testamento de Outubro de 1536. Isabel faleceu naquele mesmo ano sobrevivendo-lhe Leonor até 1552.  É de assinalar a circunstância do testamento especificar os objetivos de culto destinados à capela, entre eles os painéis do atual retábulo, exceto o de S. Francisco.
Como Leonor Alves, antes de falecer, alterou algumas cláusulas do 1º testamento, lembro-me que tivesse determinado a substituição da tábua de S. Francisco pela imagem de Catarina de Alexandria, talvez por ser homónima de Catarina Alves, filha de sua escrava Luísa e do clérigo Álvaro Gonçalves, afilhado das duas senhoras e seu herdeiro universal."
In:  Informação retirada de um documento no Arquivo Regional da Madeira, pintura dos séc. XV e XVI da ilha da Madeira por Manuel C. de Almeida Cayola Zagallo, Lisboa 1943




Sem comentários:

Enviar um comentário